6.12.06

Observações e preocupações : por um professor...


Prof. André Lacombe – PUC-RJ


Partindo de uma simples definição de Educação, extraída do dicionário de sua filha de 12 anos: “Educação é fazer alguém ter hábitos e conhecimento para se viver em sua sociedade”, o prof. André Lacombe inicia sua fala...
Definição apropriada , lembrando que hábitos primeiramente são formados em casa, com os pais e o restante passa a ser complementado ao longo da vida com a escola formal e fora dela.
Com isso a Universidade “herda”um adulto com uma herança a ser “formado e moldado”.
E começam as observações:
Dificuldade do aluno em interpretar o que lhe é solicitado em simples enunciados. Dificuldade consequentemente em responder, em formular idéias, criar;
Dificuldades com a língua – o aluno preocupa-se em fazer “os cursinhos da esquina”de línguas mas não respeita sua própria . Com o uso cada vez mais freqüente da internet as regras gramaticais geradas são caóticas , basta ver um diálogo no MSN , um recado no Orkut. O mundo formal é composto de documentos que precisam respeitar a linguagem formal, é um desafio .
Aprendizagem requer formação de hábitos desde a infância . Algumas famílias e escolas de Educação Infantil cumprem bem esse papel... alguns alunos vão depender exclusivamente do mestre , na vida adulta, pois não tiveram essa assimilação paulatina;
Ética . A cola, o plágio, sempre existiram, mas hoje está ainda mais fácil e pior: mais natural com a banalização das “pesquisas”;
Um outro desafio- a desvalorização do professor . Alunos trabalham/estudam, há uma tendência em valorizar mais o chefe porque ganha mais e é mais poderoso ... então a conclusão é que deve ser mais “sabido”;
Valorização da renda em detrimento da formação. Há uma pressão do “ganhar já” com a antecipação do futuro e o sacrifício do presente;;
Novos métodos. Evidentemente o que está fora da escola é mais atraente, mais lúdico – internet, TV, softwares. A comparação é inevitável porque a sala de aula convencional é maçante. Introduzir novos métodos, o estudo de caso é um exemplo que tem sido bem aplicado na aproximação da realidade;
“Ensinagem” – o aluno necessita de momentos para aprender por si só porque caso contrário, mais à frente, não vai sair do lugar! Então é preciso que tenhamos sistemas híbridos de ensino e aprendizagem;
Formação docente e capacitação constante : a formação deve ter fundamentos humanistas independente da especialização e a capacidade didática deve ser aprimorada acompanhando , ou tentando acompanhar as transformações que vivemos;
Processo avaliativo: um desafio constante pois no remete a uma grande questão, até que ponto a Universidade está comprometida com a realidade vivida?Assim , encerra com o dilema :
A quem estamos servindo:
Alunos?
Pais?
Empregadores desses profissionais?
Sociedade?

Será que à luz dessas observações e preocupações a Universidade está servindo ao público que se propõe?