8.12.06

Tecnologias em EaD: O que mudou... e o que precisa mudar?

A seguir link para um podcast que preparei com minha palestra nesta manhã, o esboço que segui para falar e as referências webliográficas nas quais me baseei.

- Ouvir podcast (para baixar clicar sobre este link com o botão direito e selecionar "salvar como...") - 4Mb - MP3.


Tecnologias em EaD: O que mudou e... o que precisa mudar?

Moral da história: baixar a bola da Tecnologia, subir a bola da Pedagogia

Educação Online, 1975 a 1995:
- Principais atores: educadores e pesquisadores
- Tecnologia simples, hoje em grande parte já superada.
- Pedagogia consistente e atualizada, fortemente baseada em colaboração

E-Learning, das “invasões bárbaras” até hoje:
- Principais atores: gestores e profissionais de TI recém chegados à Educação
- Tecnologia cada vez mais sofisticada
- Pedagogia ingênua e desatualizada, fortemente baseada em memorização e condicionamento.

Recomendações dos pioneiros quanto a Tecnologia:
- John Daniel: “Baixa tecnologia freqüentemente funciona melhor”
- Zane Berge: minimalismo tecnológico
# quanto mais sinos e apitos tem uma tecnologia, mais caro e complexo o equipamento necessário, maiores as limitações de acesso para o aluno, maiores as exigências de tempo e viagem (por exemplo para pontos de videoconferência) mais amplo o suporte técnico necessário e maiores as chances de falhas do equipamento.

Tendências futuras:
- No primeiro decênio da Internet no Brasil (1995-2005) ela se expandiu fortemente nas classes A e B — crescimento da banda larga neste segmento
- Neste segundo decênio (2005 a 2015) a Internet está se expandindo fortemente na classe C e mesmo na D — crescimento do acesso discado em banda estreita
- Crescimento da oferta de Internet móvel por meio de celulares e PDAs — também em banda estreita

· Por isto precisamos baixar a bola da Tecnologia e fazer subir a bola da Pedagogia: para alcançar melhores resultados e atingir mais pessoas, sobretudo entre os que em poucos anos se tornarão maioria na Internet no Brasil.


WEBLIOGRAFIA

COLLINS, M.P. & BERGE, Z.L.
Technological minimalism in Distance Education
The Technology Source. 2000, November/December

COLLINS, M.P. & BERGE, Z.L.
Guiding Design Principles for Interactive Teleconferencing

DANIEL, John.
Lessons from the Open University: Low-Tech Learning Often Works Best