7.12.06

Setima Mesa: Credenciamento, Certificação e Direito Autoral











Uma mesa que trata assuntos realmente delicados...

O Prof. José Manoel Moran Costa, Especialista em Avaliação de Cursos Superiores a Distância, inicia sua fala explicando a dificuldade em legislar
numa área que muda tão rapidamente - credenciamento MEC.
Opta por citar alguns princípios e não tecer muitas minúcias nessa seara tão mutante .
Por exemplo:
O que justifica autorizar 20% de utilização na modalidade EaD nos cursos presenciais? Por que não 40% ou 60% (aliás vai sofrer uma alteração para 40%)
Qual o critério para a escolha desse percentual?
O que justiça o tempo de utilização da metodologia é o projeto pedagógico... há uma inversão!
Outra questão a ser repensada: ter presença física nas avaliações , segundo ele, fora de propósito.
O MEC não diz que avaliação presencial é prova: seminário, pesquisa, também pode ser avaliação, mas as instituições por razões diversas preferem se limitar a prova de múltipla escolha.
Outra: A instituição tem que definir sua área de atuação . Como em Ead é possível delimitar território? Como ter parcerias sacramentadas em tais territórios?
Legislar simplesmente inviabiliza muitos projetos. Uma sugestão seria autorizar para supervisionar e avaliar.
Como credenciar um curso com tantas salas espalhadas?
O que não se pode perder de vista é o que esta sendo avaliado- educação... o aluno, o que ele aprende.
Devemos começar a ter por princípio que não pode haver separação entre as modalidades.Os pedidos que estão sendo encaminhandos apresentam modelos tão flexíveis, difíceis de dizer se são Ead ou presencial.
O MEC não vai mudar se não pressionarmos para mudar, o fato é que a legislação não atende, e é preciso avançar em projetos que junte o melhor das duas modalidades.
Quem não é sério no presencial, não é serio em EaD.
E segue mais além com suas preocupações:
Algumas instituições falam em autonomia, mas é justamente para banalizar o ensino, uma mera desculpa para menor trabalho com o aluno.
Outras se preocupam com conteúdo e menos com aprendizagem ativa com modelos massificantes.
A Ead, para uma Instituição séria, é um grande desafio, mas da forma como é feita por instituições comerciais é preocupante . Quem quer ganhar dinheiro burla o MEC...
Outro ponto frágil é o convênio com instituições estrangeiras - precisa ser revisto, porque da mesma forma que existem as ruins, as boas também são alvo de uma legislação que paralisa.
Outra norma : a Ead é flexível, mas não pode ser menor que o curso ofertado no presencial. A norma é absurda. Alguns cursos podem durar menos e ser sérios!
Mais um: a definição de Competências: união, estados, municípios.
E uma última observação: a relação prévia do número de vagas...na modalidade Ead muitas vezes extremamente difícil de delimitar.



Sobre Certificação segue falando o Prof. Roberto Moreira Alves - IPAE e ABT.
Inicia expondo a disparidade entre o número de Instituições de Ensino Superior e autorizações para Ead: 2300 x 150.
A partir do Decreto 5622
https://www.planalto.gov.br/ccivil/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5622.htm
enfatiza que o maior avanço seria o exercício da liberdade.


Legislação, entre decreto e portarias, já temos suficiente... mas uma evolução com pouco avanço e muitas estagnações.
E tece mais comentários acerca do decreto:
Ensino regular e medio não contemplados ;
Credenciamentos de instituições de pesquisa científica e tecnológica (avanço);
Limitação geográfica de alunos EaD (incompatível);
Consórcios e parcerias (avanço);
Desrespeito à autonomia universitária ;
Reconhecimento de estudos feitos no exterior (só se for carimbado)
Revisão dos atos de credenciamento;
Exames de certificação na educação básica ;
Duração de programas de Ead;
Exigência de momentos presenciais;
Níveis e modalidades permitidos;
Roteiro para pedidos de credenciamento institucional .
Enfim, torna enfatizar o exercício da liberdade citando a própria LDB que estabelece esse direito, mas alega que o medo impede de exerce-la. Há muito a ser feito para que a ead seja um dos meios mais importantes para se democratizar a educação de qualidade no Brasil, termina o Prof. recomendando o artigo:

http://www.ipae.com.br/et/14.pdf.





Pedro Paranaguá
Direitos autorais
paranagua@fgv.br


Quem tem direitos autorais?
Artistas
Produtores fonográficos
Empresas de radiodifusão
Expressar a idéia para que ela seja protegida
Proteção é automática , a partir do momento que se expressa já é protegida,
o registro é usado como meio de prova.
...mas requer originalidade (precisa passar pelos tribunais se houver dúvida) .
O que o direito protege é a expressão, não a idéia.
Há uma crise do sistema autoral.
Na maioria das vezes o autor não é o titular, mas a indústria.

A nossa lei é muito restritiva .
Os países em desenvolvimento são os mais restritivos.
Limitações e restrições , apenas, nos mais desenvolvidos.
No Brasil é possível copiar apenas pequenos trechos sem possibilidade de lucro. Não é definido o que é pequeno trecho.
Livros esgotados. Alemanha, depois de 2 anos qualquer um pode fazer a cópia: a propriedade deve exercer a função social. Se o livro não esta no mercado ninguém ganha dinheiro, portanto fazer cópia atende a uma necessidade social.
No Brasil essa regra não funciona, não pode copiar simplesmente.

Referência indicada:
Propriedade Intelectual
Pedro Paranaguá

Em resumo: se levarmos ao pé da letra no Brasil, nada pode ser copiado e em EaD fica muito difícil sair do lugar!

Termina a exposição falando sobre o trabalho de uma ONG, que agrega cerca de 140 milhões de obras licenciadas na internet e sobre o seu funcionamento que não limita os direitos com tanta exclusividade.

http://creativecommons.org/

FGV Online : um exemplo ...


Prof Carlos Roberto Juliano Longo - FGV Online

Qual o valor que um curso em EaD pode agregar a um executivo que busca a FGV?

Alguns indicadores são pesquisados exaustivamente para se chegar a resposta dessa questão:
Tutoria;
Ambiente colaborativo;
Taxa de aderência (permanência/desempenho do aluno);
Taxa de reprovação .

Porque não há a simples transposição de um curso convencional , presencial, para outro que usa as tecnologias ... se assim fosse o valor não seria agregado.

E como podemos dizer que melhora a qualidade?
Aproximação dos alunos ao ambiente de aprendizado;
Autonomia para pensar e agir;
Mobile learning;
Avaliação de desempenho de alunos e professores: medição afere qualidade.

clongo@fgv.br

Prof. Marta de Campos Maia - EAESP

GVnet, desde 1994. Principais características dos cursos oferecidos:
Preservação dos benefícios do relacionamento direto e contínuo entre professores e alunos;
Os cursos podem ser acompanhados via Internet;
Parte das atividades pode ser feita nos horários e no ritmo da conveniência do aluno.

Diferencial : uso da ferramenta webcast: o aluno em qualquer local do planeta assiste e interage com sua sala de aula. Já está em planejamento o seu uso via palm e celular.

Na exposição, a Prof. Marta citou exemplo de um curso Lato Sensu oferecido a um público bem específico, de executivos, muitos inclusive, residindo fora do Brasil.

http://www.eaesp.fgvsp.br/

SENAC : atuação pioneira em EaD!

Prof. Lucia Prado

Em1946 nasce o SENAC,
...1947 a primeira experiência em Ead através do rádio.
Com os cursos de pós-graduação a distância, o Senac consolida o seu pioneirismo em educação, formando a maior rede de educação profissional do país.
Nem tudo foram "flores": o clima da rede evoluiu do colaborativo para o compartilhamento de ações e idéias.
Em 2004, esse trabalho e competência foram reconhecidos pelo Ministério da Educação, ao tornar o Senac a primeira instituição de ensino credenciada a oferecer cursos de pós-graduação lato sensu a distância, em rede nacional, com nota máxima.

http://www.pos-ead.senac.br

Mestrado Profissional, uma experiência inovadora em EaD


José Aires de Castro Filho - UNOPAR
Mestrado em Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação em EAD



Atendendo a demanda por vagas e contexto apresentado a UNOPAR desenvolve o primeiro Mestrado Profissional, totalmente a distância , com destaque para alguns aspectos:
Formação para o mercado;
Alunos/Professores em atuação;
Totalmente na modalidade Ead.

Objetivo: Partir do trabalho docente usando a pesquisa como instrumentalização desse trabalho.

A Instituição, antes exclusivamente presencial, vem transformando toda a estrutura organizacional para o trabalho em EaD, o que implica na formação de equipe multidisciplinar e consequente fortalecimento de seu núcleo de pesquisadores.

Maiores informações:
www.unoparvirtual.com.br

EaD hoje: análise e tendências


Alfredo Matta - Universidade da Bahia

O Prof. Alfredo usou como base de dados
http://searcheric.org/edu/distance-learning-associate-degree.html
e discorre sobre algumas tendências em Ead a partir de outro dado significativo : o número de matrículas em EaD, mundo, cresce 20% ao ano.

É tendência:
O uso de sistemas gratuitos vem crescendo significativamente e não resta dúvida que o Moodle foi o carro chefe;
Empresas Privadas , Órgãos Públicos e Ong`s : popularização da EaD com o uso por outros setores;
Mercado mais ágil do que instituições tradicionais na formação de profissionais;
Situação anterior provoca mudanças no Ensino Superior na elaboração de novas estratégias;
Ead começa a colocar em risco as instituições exclusivamente presenciais , situação difícil de se imaginar em passado muito recente;
Formação de sistemas híbridos ;
Redução de tamanho de Instituições que trabalham com EaD;
Colaboração e compartilhamento de ações em rede;
Processos pedagógicos formatados nos Projetos com maior fundamento e responsabilidade;
Wireless;
Simplificação em se tornar um professor em EaD;
Diminuição da separação EaD – Presencial : afinal tudo é EDUCAÇÃO;

E...um tópico a parte nas tendências:
Comunidades de Aprendizagem :
O MIT já é uma realidade mundial e a comunidade dos “falantes”de língua portuguesa uma tentativa em construção.

Estado da Arte : uma história de um pesquisador que lê...


Juliane Correia - UFMG

A Prof. Juliane, uma profissional que a partir de sua própria experiência inicial como Diretora em escola pública do interior de MG procurou entender e fazer as conexões entre informação, conhecimento e sabedoria no recorte Novas Metodologias em EaD, seu trabalho mais recente.
Entender as intencionalidades primeiramente... atender a quem ?
mercado? desenvolvimento local? política educacional?
Qual o contexto histórico, político-social?
Respostas que dão conta de nortear as linhas de ação.
Melhoria de acesso,
Redução de tempo,
Aumento de velocidade,
Aprendizagem permanente
Inclusão digital
São expressões que vão sofrendo um desgaste se de fato não se entende as articulações que devem ocorrer a partir do sujeito, com sua história real e conhecimentos que possui.
É o universo do sujeito a base para preencher as lacunas que até aqui tentamos superar na modalidade EaD.

Qualidade: o maior desafio de todos!


Carlos Eduardo Bielchoviski - CEDERJ

Sempre levando em conta o pano de fundo : Desenvolvimento de Nação e interiorização do Ensino Superior , o Prof. Carlos expõe os principais desafios na expansão da EaD:

Criação de Sistema de Educação Superior ( e que não fique ninguém de fora!)
Percepção clara de quem é esse aluno ,- suas necessidades, faixa etária, nível de renda , experiência anterior - e qual o processo pedagógico mais adequado para sua melhor assimilação;
Regionalizar ou municipalizar? Um debate que avança...
Avaliação Acadêmica : Presencial e “careta”...(mesmo correndo o risco de ser linchado por algum pedagogo ao sair do auditório... um temor a ser superado em prol da preocupação com a qualidade!)
Avaliação Institucional : a experiência no CEDERJ já iniciou trabalhos nesse sentido.

UaB: um grande projeto de interiorização!


Webster Spiguel Cassiano - MEC.

Inicia demonstrando alguns dados do panorama brasileiro: exclusão de jovens entre 18 e 24 anos no acesso ao Ensino Superior;
Evasão entre 1 e 3 terceiro anos no Ensino Superior;
Oferta concentrada ( em praticamente 30 municípios brasileiros).

Primeiras ações:
"Calçamento" Normativo;
Financiamento;
Programas vinculados.

Articulação: palavra-chave para alavancar o Projeto...

Segue citando Projetos e Programas da SEED/MEC tais como Pro info, TV Escola, PAPED, etc...que a primeira vista não tem conexão entre si mas na realidade fazem parte da visão sistêmica do macro projeto UaB.
A Regulamentação é sempre pensada com responsabilidade e sustentabilidade para que preconceitos em relação a EaD, que persistem, possam deixar de existir, por isso Decretos e Portarias, em ordem crescente, embasando as ações.
A UaB não é uma nova Universidade, congrega as já existentes e as parcerias com estados e municípios consolidarão a base de expansão para esse Sistema de democratização e interiorização do Ensino Superior.

7 de Dezembro...O foco é EaD!

Temas de hoje:
Abertura: Universidade Aberta do Brasil: Desafios e Perspectivas
Mesa 5: O Ensino Superior a Distância: Avaliando o Estado da Arte
O Cenário Internacional e EaD
Mesa 6: Experiência em EaD : Indicadores de Qualidade nos Cursos de EaD - Graduação
Experiência em EaD : Indicadores de Qualidade nos Cursos de EaD - Pós-Graduação
Mesa 7: Legislação Relacionada a EaD: Direito Autoral, Credenciamento e Certificação

Ontem, por motivo da situação problemática nos aeroportos, tivemos ausência de alguns palestrantes de outros estados. Hoje, esperamos que a situação esteja normalizadaOk?
Bom Seminário a todos nós!