8.12.06

Lucio Teles

Esta palestra deveria ter sido realizada ontem, porém o "apagão aéreo" impediu que Lucio chegasse a tempo.

Seu tema é a "Internacionalização da Educação a Distância". A discussão a respeito disto veio da proposta de tratar educação como um serviço comercial, feita na OMC em 2001, passível de ser também "exportado". Mas ela vem de outras épocas, desde quando a cooperação acadêmica inter-institucional passou a ser mais e mais adotada. Ou seja, há uma dimensão de natureza mais comercial, lucrativa, mas também há uma discussão em torno da cooperação acadêmica, não necessariamente com fins lucrativos.

Lucio adverte para o fato de que a distinção muito rígida entre lucrativo ou não, entre comercial ou não é um tanto problemática e pouco útil. A cooperação internacional é uma forte tendência, independente de ser comercial ou não, lucrativa ou não.

No caso brasileiro, a UAB vem desenvolvendo um trabalho que também tem alcance internacional, atingindo comunidades brasileiras no exterior.

Várias questões são levantadas quando se trata de internacionalização da educação, como a do reconhecimento, do controle de qualidade, do atendimento a necessidades específicas locais, localização cultural etc.