8.12.06

Gestão do conhecimento e educação corporativa na Vale

Fala agora Ana Cláudia Freire, da Valer, a universidade corporativa da Companhia Vale do Rio Doce. Apresenta uma posição bastante equilibrada, procurando enfatizar o foco na aprendizagem e no conhecimento e sem se preocupar se isto usa ou não tecnologia de ponta e acontece ou não a distância. Dos 30 mil funcionários da empresa, 20 mil são técnicos operacionais especializados, que são capacitados, formados e atualizados internamente, pois o mercado não forma nestas especialidades, ou pelo menos não no volume necessário para a empresa. E metade dos funcionários possuem menos de 5 anos na empresa.

A gestão do conhecimento na empresa se organiza por meio do fomento a comunidades de prática e de redes de aprendizagem coletiva, de compartilhamento do conhecimento. É um grande desafio porque a educação formal não incentiva o desenvolvimento de habilidades para isto, e a empresa precisa vencer esta dificuldade e a resistência correspondente. Também a explicitação e sistematização do conhecimento tácito é um desafio, pois também a educação formal não incentiva nem desenvolve isto nas pessoas.

A apresentação em PowerPoint descreve a estrutura de organização da Valer e de sua articulação com a gestão do conhecimento. O modelo também se baseia nas "trilhas" de aprendizagem que o Banco do Brasil usa.

9 Comments:

Blogger Show said...

Boa tarde,
Meu nome é Adriano e estou cursando RH na Estácio, estou desenvolvendo um trabalho sobre UC na Vale e percebi que vcs mencionaram sobre uma apresentação de Powerpoint, poderiam me disponibizar para uso em minha universidade. Meu e-mail adriano.dedrin@gmail.com, mas se não puderem eu entendo.

Obrigado.

3/10/08 16:49  
Blogger Show said...

Este comentário foi removido pelo autor.

3/10/08 16:50  
Anonymous Anônimo said...

Olá , Meu nome é Jonathas, gostaria muito que vcs me envia-se no meu e-mail essa apresentação, queria bastante saber sobre essa estrutura da Vale, se vcs puderem é claro.

jonathasgermano@hotmail.com

Obrigado.

28/10/08 13:32  
Anonymous Anônimo said...

Olá meu nome é Hellen e tenho curiosidade em saber como se dá a Gestão do conhecimento na Vale, pois estudo administração de empresas e esse tema está sendo mencionado na disciplina de RH que estou estudando. Existe a possibilidade de você enviar essa apresentação para mim? Caso seja possível agradeço muito.Meu e-mail é: lenasousa2004@yahoo.com.br

28/4/09 18:27  
Anonymous Anônimo said...

Boa noite, meu nome é Jairo curso adm na Famec, poderiam disponibilizar esta apresentação em Powerponit,meu E-mail é jairinholeandro@hotmail.com

30/4/09 19:46  
Blogger Marcos Borba said...

Bom dia, podem me encamihar um e-mail com essa apresentação "Gestão do conhecimento e educação corporativa na vale"? Pois gostaria de aprender um pouco sobre esse assunto e pq, também tenho um estudo a apresentar sobre esse tema.

Grato,
Marcos Borba

12/6/09 09:35  
Anonymous Elizabete Nery said...

Olá
Meu nome é Elizabete sou aluna de RH da Estácio de Sá,estou desenvolvendo uma apresentação sobre a educação corporativa da Vale do Rio Doce se for possivel gostaria que me envia-se uma apresentação de powerpoint.
Email betenery@hotmail.com
Obrigada

22/10/09 10:42  
Anonymous Thiago Goes said...

Peço que por favor me enchaminhem o trabalho - thiagocmg@hotmail.com
att,
Thiago Góes

14/6/10 16:19  
Blogger Fefê said...

Boa noite, meu nome é Fernanda Marques e participei do programa de trilhas do Banco do Brasil. Tenho interesse na apresentação e no modelo de Trilhas de Aprendizagem da Vale.
Por favor, me enviem a apresentação se possível. Meu e-mail: fmarks@uol.com.br

17/5/11 23:55  

Postar um comentário

<< Home